Ciranda de Pedra foi uma telenovela brasileira exibida às 18 horas pela Rede Globo, que teve sua estréia no dia 5 de maio de 2008 com data de término no dia 3 de outubro de 2008. Substituiu Desejo Proibido, de Walter Negrão. Com autoria de Alcides Nogueira, com colaboração de Rodrigo Amaral, Mário Teixeira, Lúcio Manfredi . Baseada na obra homônima de Lygia Fagundes Telles; direção de núcleo de Denise Saraceni; direção geral de Carlos Araújo e direção de Maria de Médicis, Natalia Grimberg, André Luiz Câmara e Allan Fiterman. Não se trata de um remake da versão exibida pela emissora em 1981, mas, sim, de uma nova adaptação do livro homônimo. Teve um total de 131 capítulos.
A trama contou com Ana Paula Arósio , Marcello Antony como Protagonistas ainda com Tammy di Calafiori , Ariela Massotti , Anna Sophia Folch , Leandra Leal , Osmar Prado , Mônica Torres , Bruno Gagliasso e Cléo Pires como Co-Protagonistas e ainda com Daniel Dantas , Ana Beatriz Nogueira e Caio Blat como Antagonistas Principais.
HistóriaEm 1958, Laura e Natércio Silva Prado formam um dos mais bonitos e invejados casais da sociedade de São Paulo. Ele é um advogado conceituado e ávido para seguir uma vitoriosa carreira jurídica, e Laura é uma mulher elegante e culta.
O casal tem três filhas: a ardilosa Otávia, a religiosa Bruna, e a romântica Virgínia. A família mora em um imenso casarão do Jardim Europa e Virgínia, desde o nascimento, sempre foi muito apegada à mãe, e esta à filha caçula, o que despertou o ciúme das outras duas irmãs.
Virgínia é apaixonada por Conrado, filho do empresário Cícero Cassini, um homem rico, filho de imigrantes italianos e sócio de Natércio em uma Metalúrgica. Cícero é verdadeiramente apaixonado pela esposa Julieta e adora pegar no pé da filha Letícia, jogadora de tênis.
Laura sofre de distúrbios emocionais que a fazem ter crises constantes. Ora é tranquila, simpática; ora é intragável e nervosa. Doente, ela se trata com o atencioso médico Daniel Freitas - com quem já teve um caso no passado -, que é o oposto de Natércio, sempre ocupado demais para dar atenção à esposa. Para fugir da falta de compreensão, Laura sempre busca o apoio de seu médico que, apesar de não manifestar, ainda é apaixonado por ela e se esforça para sublimar seus sentimentos. Não suportando mais conviver com a arrogância do marido, Laura decide acabar seu casamento. Natércio manda internar a esposa como louca.
Daniel, contudo, resgata a amada do sanatório e leva para morar em sua casa, um sobradinho no bairro da Vila Mariana. Fazendo visitas à mãe, Vírginia faz amizade com uma doce e tímia professora, Margarida, que é apaixonada por Eduardo, um engenheiro jovem, bonito e honesto, que acaba de chegar na cidade e logo se torna um grande amigo de Daniel.
Ela faz parte de uma família muito animada: sua irmã mais velha, Elzinha, só pensa em casar com um homem rico. E ainda esconde um segredo: sua irmã, Lindalva, na verdade é a sua filha com Patrício, filho de Urânia, dona do Grêmio da cidade. O pai de Margarida e Elzinha, Memé, vive às turras com a sogra, Dona Ramira.
Natércio, entretanto, fará de tudo para ter sua mulher de volta, contando com o apoio de Frau Herta, sua fiel governanta, uma mulher austera e temida pelos demais empregados da mansão, que, na realidade, odeia Laura com todas as forças e é completamente apaixonada pelo patrão.
Lá também há Letícia, que quer a fama de qualquer maneira, dedicada a se tornar uma tenista de sucesso. Envolve-se amorosamente com o misterioso Arthur X, mas ao final da trama acaba ficando com sua treinadora Joyce, com quem viaja para o exterior. Esta foi uma forma de o autor da novela fazer uma referência à Letícia do livro, que era originalmente homossexual.
Trilha sonora :
1. "Redescobrir" - Elis Regina
2. "Três" - Adriana Calcanhoto
3. "Quando Esse Nego Chega" - Zélia Duncan
4. "Chega de Saudade" - Tom Jobim
5. "Amor Blue" - Roberta Sá
6. "Com Essa Cor" - Monique Kessous
7. "E Daí? (Proibição Inútil e Ilegal)" - Gal Costa
8. "Tiro Ao Álvaro" - Diogo Nogueira
9. "Manhã de Carnaval" - Paula Morelenbaum
10. "Chiclete Com Banana" - Gilberto Gil e Marjorie Estiano
11. "Rapaz de Bem" - Daniel Gonzaga
12. "Trevo de Quatro Folhas" - Fernanda Takai
13. "Chovendo na Roseira" - BR6
14. "Brigas Nunca Mais" - Milton Nascimento e Jobim Trio
15. "Queda" - Márcia Castro e Celso Fonseca
16. "Chegou a Bonitona" - Luiz Melodia
17. "Por Toda Vida" - Cláudio Lins
18. "Uma História Para Ficar (Put Your Head On My Shoulder)" - The Originals
e ainda
* "Broto Legal" - Celly Campello
* "Banho de Lua" - Celly Campello
* "I Fall In Love Too Easily" - Gal Costa
* "Dindi" - Frank Sinatra
* "Rock Around The Clock" - Bill Haley and His Comets
* "Blue Suede Shoes" - Elvis Presley
* "All Of You" - Ella Fitzgerald
* O Danúbio Azul - Johann Strauss
* Nocturne Op.9, N° 2 - Ludwig van Beethoven
* El Bodeguero
O LIVRO :
Um livro de Lygia Fagundes Telles, publicado em 1954, que depois seria utilizado como base de duas telenovelas homônimas da Rede Globo, em 1981 e em 2008, lembrando que a mais recente versão não é um remake daquela exibida em 1981.
A história acontece aproximadamente entre as décadas de 1940/1950, em São Paulo, e explora as características psicológicas dos personagens.
Na obra, Virgínia, a protagonista, vive uma infância difícil com pais separados, sendo criada pela mãe, Laura, e seu médico neurologista, Daniel, que na verdade, descobre-se depois é seu verdadeiro pai. Ela visita a mansão do ex-marido de sua mãe, Dr. Natércio, que todos acreditam ser seu pai, mas não consegue conviver bem com as irmãs Otávia e Bruna, que vivem com o Dr. Natércio e com os seus vizinhos: Letícia, Afonso e Conrado (pelo qual nutre uma paixão).
Virgínia sempre compara Otávia, Bruna, Letícia, Afonso e Conrado com uma fonte existente no jardim da casa de Natércio, rodeada por uma ciranda de anões de pedra, pois esses, da mesma forma, nunca aceitam mais um na ciranda. Com a morte de Laura, Virgínia é internada num colégio de freiras, onde é um pouco "perseguida" pelas mesmas. Ao se formar, volta para a mansão do Dr. Natércio como uma nova pessoa, adulta e amadurecida. Virgínia então descobre as várias fraquezas humanas das pessoas que, na infância, ela considerava semi-deuses, e perante as quais um dia ela teve sentimento de inferioridade. Descobre, por exemplo, que Conrado, sua antiga paixão, que ela sempre imaginava como amante de sua irmã Otávia, era impotente. Descobre também várias fraquezas e defeitos de suas irmãs (adultérios, desvios de caráter), descobre a homossexualidade de Letícia etc.
Vírginia se afasta de todos, decidindo fazer uma viagem, e deixa Conrado, após viver com ele uma tarde de amor platônico.